Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cabo Polonio: maravilhoso!




 Ao conhecer Cabo Polonio vemos como é surpreendente a diversidade do pequeno litoral uruguaio, no qual cabem, em poucos quilometros, a sofisticada e urbana Punta del Este e o vilarejo rústico e natural de Cabo Polonio.
É fácil chegar na entrada de Cabo Polonio, área de preservação ambiental, com acesso muito bem organizado, bilheteria, banheiros e centro de informações. Paga-se 150 pesos (R$ 15,00) pelo transporte ida/volta, feito num caminhão com carroceria adaptada, único veículo que chega lá pela estrada de areia (ou outro 4x4). A viagem dura menos de meia hora. O carro fica num estacionamento, embaixo de frondosas árvores.

Barracas de artesanato (foto Julia)

Farol (foto Tiê)










Além das casinhas espalhadas pela areia, um farol e poucas construções de alvenaria, há duas extensas praias, dunas e uma grande colônia de leões marinhos ou lobos marinos, como são chamados aqui. Eles vem acasalar e procriar entre dezembro e fevereiro, ficam nas ilhotas e pedras atrás do farol, onde podemos chegar bem perto deles.

Até 1991, os 'lobos marinos' eram caçados (foto Julia)
Hoje são atração turística (foto Tiê)










É possível se hospedar em Cabo Polonio, mas prefirimos ir e voltar no mesmo dia. Tiê está fazendo tratamento para acne e mesmo com protetor solar e chapéu de tecido especial UV, evitamos ficar onde não haja sombra. Mas demos sorte! Pela primeira vez desde que chegamos ao Uruguay, o tempo está nublado e até choveu um pouco, foi tranquilo passear em Cabo Polonio.
Ficou a curiosidade de ver o charme do local à noite, pois apesar de ter energia elétrica, internet e celular, não tem iluminação pública. Deve ser como voltar no tempo!

Amanhã seguimos de volta à Montevideo para retornar ao Brasil, em vôo direto da Pluna, empresa áerea local. No caminho, vamos dar uma paradinha para conhecer outro balneário indicado pelos uruguaios: Piriápolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário